Ads Top

Poeta Chileno - Alejandro Zambra




O chileno Alejandro Zambra é um dos mais prestigiados escritores latino-americanos contemporâneos. Acompanho suas obras há anos, e quando soube desse novo romance, fiquei muito ansioso.


Poeta Chileno é o mais robusto livro da carreira do autor, nele acompanhamos Gonzalo e sua namorada Carla , que no efervescente furor da juventude, acabam transando pela primeira vez de maneira "desajeitada". Carla não gosta e acaba com Gonzalo. Desesperado para recuperar a garota, se entrega a fazer poesias, que não surtem efeito, mas ele cria o hábito de fazê-los e que o acompanhará pra sempre.

Mas a história realmente se desenvolve 9 anos à frente, com o reencontro amoroso desses dois em Santiago, mas com um adendo: Carla agora é mãe solo de um garoto esperto chamado Vicente, é sobre a relação dele, tomado como enteado, com Gonçalo que Poeta Chileno se desenvolve.

Há na prosa de Zambra aquele já característico toque macio e agradável de onisciência em seu narrador, um vai e vem de palavras que faz com que histórias de pessoas comuns em situações rotineiras se tornem muito interessantes.

A trama toca em temas políticos do Chile, coisa que Zambra adora alfinetar em quase todas suas obras, é um livro sobre o amor que vai e volta, é sobre o fazer poesia, mas acima de tudo um livro sobre paternidade, sobre relação que vai além do sangue.

O ponto negativo do livro é o seu prolongamento, são mais de 400 pgs. Aqui o pecado foi o excesso, já que temos a obra dividida em 3 grandes blocos e que em momentos se tornaram cansativos, que nem a ótima narrativa do Zambra conseguiu segurar.

Foi um livro que gostei, mas que queria ter gostado mais... ( será culpa do hype?) de toda forma ainda acredito e continuarei a ler tudo que o Zambra lançar.

⚠️ah, esse livro é +18 

Adquira sua edição por nosso link AQUI e estará ajudando nosso site sem nenhum custo adicional.
Tecnologia do Blogger.