Ads Top

Dias de Areia - Aimée de Jongh

Sinopse: Estados Unidos, 1937. John Clark, um fotojornalista de 22 anos, é contratado pela Administração de Segurança Agrícola, uma agência governamental responsável por ajudar os agricultores vítimas da Grande Depressão. Sua missão: testemunhar, através do poder evocativo da fotografia, a dramática situação dos agricultores do Dust Bowl. Localizada entre Oklahoma, Kansas e Texas, essa região foi atingida pela seca e por terríveis tempestades de areia que lançaram seus habitantes na miséria, forçando muitos deles a migrar para a Califórnia. Mas com o tempo John percebe que, para cumprir sua tarefa, terá que superar um obstáculo muito maior do que um clima hostil...


Dias de Areia, graphic novel da Aimee de Jongh, foi aquela leitura que comecei sem nem mesmo ler a sinopse, simplesmente mergulhei e me vi de repente nos anos 30, na região árida do Dust Bowl, EUA, pós a grande quebra da bolsa, acompanhando o jovem John Clark em seu novo emprego como fotógrafo. Sua missão é registrar de maneira tendenciosa (exatamente) a situação dos agricultores da região que está castigada pela seca e coberta por nuvens de poeira insalubre resultantes de uma condição climática provocada.

Aimee apanha uma situação real e cria por meio da ficção uma obra sensível e impossível de largar. Da mesma forma que Clark é fisgado pelos problemas que envolvem sua missão, também nós somos fisgados por personagens cativantes e tão sofridos como o menino Cliff, os Watson, e a encantadora Betty e sua família.

O protagonista, vive uma jornada de ressignificação de seu próprio eu, e de suas convicções, quando vivencia a realidade crua da pobreza e desamparo humano, encara de perto o cheiro da morte e faz com que pensemos até que ponto nosso ofício pode fazer bem à sociedade como um todo. Da mesma forma, Clark encontra beleza nas pequenas coisas humanas, no carinho e no companheirismo que nos toca a cada virar de cada uma das suas 280 páginas, um misto de emoções.

Foi sem dúvidas mais um acerto editorial da Nemo, uma leitura muito boa, que merece ser repetida, inclusive, e recomendo demais.

Agradeço à editora por ter me enviado esse lançamento para avaliação. É lindo! ❤
Tecnologia do Blogger.